COMISSÃO PASTORAL DA TERRA E REPRESENTANTE DAS COMUNIDADES BUSCAM APOIO DA PREFEITURA PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO GERAÇÃO DE RENDA PARA AS COMUNIDADES DO PANTANAL

   No inicio de setembro 2013 a equipe da Comissão Pastoral da Terra (CPT), e representante da colônia São Domingos reuniram com o prefeito Paulo Duarte. A reunião teve como objetivo buscar parceria da prefeitura para abertura de estradas nas comunidades Cedro, Bracinho, São Domingos, Corixão, Limaozinho e Corixão, e o transporte dos materiais do projeto “Geração de Renda para as Comunidades do Pantanal”, desenvolvido pela Pastoral, com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania. Ao final da reunião o prefeito disse que gostaria de conhecer a realidade destas comunidades. Agendado sua visita na colônia São Domingos no dia 14 de setembro.
   Na visita estavam presentes a equipe dos povos das aguas, secretario de agricultura e pecuária; o chefe de gabinete e moradores das colônia Bracinho, Limãozinho e Cedro. Na ocasião o prefeito comprometeu com os moradores da colônia São Domingos a construir uma nova escola, para atender as crianças ate a conclusão do ensino fundamental, e ainda ressaltou que tendo oportunidade irá visitar a colônia  Bracinho, atendendo reivindicações dos moradores presentes nesta visita. Outra reinvindicação dos moradores foi a construção de estradas dos portos para dentro das comunidades, para facilitar o acesso e escoamento da produção. O prefeito disse para os presentes que até o final de setembro/2013 iria designar uma equipe da prefeitura para viabilizar a construção das estradas na colônia São Domingos, Bracinho e comunidade do Cedro.
   Na oportunidade a Pastoral da Terra, solicitou ao prefeito ajuda para fazer o transporte das manilhas dos portos para dentro das comunidades. Estas manilhas serão usadas na construção de poços manuais, pois as famílias estão sem o acesso a agua. Depois de um mês e varias reuniões com equipe da prefeitura sem sucesso. A Pastoral da Terra, procurou o Ministério Publico Federal, para saber da possibilidade do MPF contatar as forças armadas para ajudar no transporte dos materiais adquirido pelo projeto. Em audiência com representante do Exercito, o mesmo informou que não haveria possibilidade de ajudar no transporte, pois o grupamento de Corumbá não possui pessoal especializado e equipamento adequado, diante disso foi agendado uma outra audiência, agora com a Marinha do Brasil. A Marinha do Brasil informou que não haveria a possibilidades, pois não navega no rio Taquari e  não dispõem de embarcação adequada. Após todas possibilidades esgotadas o MPF marcou audiência com a prefeitura de Corumbá.
   Após de varias reuniões entre a Pastoral da Terra, Prefeitura de Corumbá, mediada pelo Ministério Publico Federal foi realizada a assinatura do Terno de Ajustamento de Conduta (TAC). Neste documento está definido que a prefeitura de Corumbá irá realizar transportes das manilhas, e a construção das estradas nas comunidades do Cedro, Colônia do Bracinho e São Domingos ate o final de setembro de 2014.
Enquanto isso as famílias destas comunidades, continuam com dificuldades de acesso pelas condições das estradas e a falta de agua potável.

Corumbá 07 de Fevereiro de 2014.



VISITA DO PREFEITO NA COLONIA





0 comentários: