Projeto Geração de Renda para as Comunidades do Pantanal / Patrocínio Petrobras

Objetivo Geral 

O objetivo geral do projeto é promover a geração de renda e melhorar as condições de bem viver das 06 comunidades tradicionais da região do Pantanal de Paiaguás (Corixão, Cedro, Cedrinho, Bracinho, Limãozinho e São Domingos) no município de Corumbá, Estado do Mato Grosso do Sul, Centro-Oeste brasileiro, através do acompanhamento na produção, transformação e comercialização dos produtos nativos e cultivados localmente.

Metodologia

A metodologia do projeto intende integrar ações de capacitação dos participantes, como cursos e oficinas, e ações de implementação dos cursos e das oficinas, como instalação de agro florestas, viveiros, quintais produtivos e unidades de transformação das frutas. Os participantes diretos do projeto serão os moradores das 06 comunidades tradicionais, ou seja cerca de 169 famílias por um total de cerca 469 pessoas, com foco nas mulheres e nos jovens.

O projeto quer atingir como resultado primário a melhoria das condições de bem viver das populações das comunidades tradicionais do Pantanal de Paiaguas, concretizada na geração de uma renda mais estável para as famílias participantes graças a produção, transformação e comercialização dos produtos nativos e cultivados. O projeto quer também atingir a capacitação das populações das comunidades na gestão da produção agroecológica, transformação e comercialização dos alimentos, em particular para mulheres e jovens, tendo eles uma função marginal na gestão econômica e social das comunidades. Em fim o projeto quer atingir como resultado uma primeira aproximação de organizações de base comunitárias para conseguir uma maior autonomia das comunidades, através da constituição de conselhos gestores e da instalação de um diálogo com as outras organizações de comunidades pantaneiras.