A Instituição !

Comissão Pastoral da Terra 

   A Comissão Pastoral da Terra de Corumbá foi criada em 1987, durante o período de ditadura militar, para defender os direitos dos trabalhadores rurais assentados nas Terras do Município de Corumbá. Após anos de ocupação e luta, ampliou o seu trabalho em resposta as demandas levantadas pelos grupos de mulheres da periferia urbana e pelas comunidades tradicionais do Pantanal de Paiaguás, colocando-se ao lado destes povos no processo de luta pela Terra e pela melhoria das condições de vida através de novos projetos de formação e geração de renda.  
   
   A  Agricultura Familiar é o enfoque principal das atividades da CPT e merece um destaque especial no trabalho da entidade, tanto na organização da produção, quanto da comercialização.
A CPT/Corumbá quer ser uma presença solidária, ecumênica, fraterna e afetiva que presta um serviço educativo e transformador para estimular e reforçar o protagonismo dos povos da terra e das águas. Dentro do espírito que lhe é próprio, a entidade realiza um trabalho de base junto aos povos da terra e das águas, como: convivência, promoção, apoio, acompanhamento e assessoria:
1. nos seus processos coletivos: de conquista dos direitos e da terra, de resistência na terra, de produção sustentável (familiar, ecológica, apropriada às diversidades regionais);
2. nos seus processos de formação integral e permanente: a partir das experiências e no esforço de sistematizá-las;
3. na divulgação de suas vitórias e no combate das injustiças: sempre contribuindo para articular as iniciativas dos povos da terra e das águas e buscando envolver toda a comunidade cristã e a sociedade, na luta pela terra e na terra, rumo à “terra sem males”.
O propósito da presença histórica da CPT/Corumbá no Pantanal Profundo é apoiar as populações esquecidas pelos poderes públicos, e silenciadas pelos grupos locais de poder, na reivindicação dos seus direitos fundamentais e na melhoria das condições do bem viver em harmonia com o espaço natural. No curso desta atuação o principal objetivo da CPT/Corumbá sempre foi sensibilizar e pressionar os poderes públicos locais acerca da existência e da condição de exclusão das comunidades tradicionais do Pantanal de Paiaguás circunvizinhas às margens do rio Taquari.